fbpx
× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 8900-6136
Se preferir, ligue para nós!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail
Chef vegano: por que se tornar um?

Chef vegano: por que se tornar um?

Em constante crescimento no campo alimentar, o veganismo tem se expandido cada vez mais, exigindo que a oferta de alimento nutricionalmente rico e sem exploração animal aumente proporcionalmente para atender à demanda.

A área de atuação de um chef de cozinha é ampla, e tradicionalmente estava restrita à culinária tradicional. Entretanto, nos últimos anos a quantidade de vegetarianos e veganos tem aumentado significativamente, o que tem impactado diretamente no mercado gastronômico. E para atender a essa mudança, os profissionais de diferentes estabelecimento têm se adaptado, oferecendo opções alternativas para a clientela.

Por isso, neste post mostramos por que vale a pena se tornar um chef vegano e quais suas principais áreas de atuação.

O que é veganismo?

Considerado um estilo de vida e de comportamento, o veganismo caracteriza-se pela aversão ao uso de produtos e alimentos de origem animal, de seus derivados ou que são frutos de exploração.

Isso inclui não só os hábitos alimentares, mas também serviços ou quaisquer aspectos que remetam aos animais. Por essa razão, é considerado uma forma restrita de consumo, o que pode ser refletido em seus hábitos alimentares.

Diferença entre veganismo e vegetarianismo

Ambos os termos podem soar familiares. Entretanto, possuem uma grande diferença. Enquanto o veganismo defende a completa exclusão de animais em alimentos, produtos e serviços relacionados à exploração animal, o vegetarianismo está restrito somente à ausência de consumo de carne. Sendo assim, possuem hábitos menos restritos.

Por que ser um chef vegano?

Os hábitos alimentares, principalmente no Brasil, estão mudando. E o veganismo está se tornando uma escolha que se expande consideravelmente a cada ano, necessitando de uma indústria alimentícia que acompanhe essa transformação.

Por esse motivo, quem deseja atuar como chef vegano encontrará grandes oportunidades no mercado alimentar, principalmente considerando que as opções disponíveis atualmente para esse segmento ainda são escassas.

Os consumidores esperam pratos bem planejados e que inovem no sabor, preservando a sustentabilidade sem exploração animal. Assim, para ter sucesso nessa área, é preciso buscar conhecimento, ser criativo e se aperfeiçoar constantemente.

Áreas de atuação

Como chef vegano, esse profissional possui uma ampla variedade de possibilidades, uma vez que pode trabalhar em:

  • restaurantes;
  • confeitarias;
  • padarias;
  • venda online de alimentos e pratos, como marmitas.

Além dessas opções, também pode ser o responsável pelo gerenciamento de equipes de cozinha e pela correta armazenagem de comida, participando da criação de receitas e escolha dos ingredientes.

Conclusão

O veganismo está se tornando cada vez mais comum na rotina de pessoas ao redor do mundo, principalmente no Brasil. E para quem deseja atuar no setor alimentar, encontrará um mercado promissor e carente de alternativas inovadoras para os pratos tradicionais.

Por essa razão, se você se interessou pela área e deseja investir na carreira, procure o Viva Cetep, referência no ensino profissionalizante e que oferece o curso de chef vegano. Nele você aprenderá todas as etapas relacionadas ao preparo de comida vegana: da escolha de alimentos até a realização de receitas salgadas e doces da gastronomia nacional e internacional.

Conheça mais!

Summary
Chef vegano: por que se tornar um?
Article Name
Chef vegano: por que se tornar um?
Description
O veganismo tem se expandido cada vez mais, exigindo que a oferta de alimento sem exploração animal aumente proporcionalmente para atender à demanda.
Author
Publisher Name
Viva Cetep
Publisher Logo