fbpx
× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 9 8900-6136
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail
Como ser um cuidador de idosos

COMO SE TORNAR CUIDADOR DE IDOSOS

A profissão de cuidador de idosos está cada vez mais em alta, visto que, segundo estudos do IBGE, até 2050, a população de idosos terá triplicado.

Como a vida anda bem mais corrida e nem sempre há tempo para ficar com os pais, avós, tios e bisavós durante o dia e tudo bem. 

Para exercer a profissão, não é preciso ter um curso superior, mas um curso de caráter livre que o qualifique para atuação na área, sim. 

Sabendo que os mais velhos geralmente precisam de cuidados especiais, existem os asilos e existem profissionais que vão até a casa do idoso, o que fica a preferência da pessoa.

Muitos descobrem seus gostos pela profissão, após cuidar de um parente ou um conhecido, e para trabalhar, fazem cursos.

FUNÇÕES DA PROFISSÃO

  • AUXILIAR O IDOSO EM SUA HIGIENE PESSOAL

 Já que nem sempre o paciente está em condições lúcidas ou de força para se manter, é importante que o profissional lhe ajude na hora do banho, na troca de fraldas e na limpeza de sua cama, ou onde o idoso costuma ficar.

 

  • ADMINISTRAR AS MEDICAÇÕES

Na hora indicada pelo médico e na dosagem correta, já que nem sempre o idoso se lembra ou quer tomar, levando em conta que muitos remédios têm efeitos colaterais não muito agradáveis, o que nos leva ao seguinte tópico.

 

  • ESTAR ATENTO AOS SINTOMAS DA SAÚDE

Seja os efeitos colaterais das medicações, ou manifestações de doenças, o cuidador tem que estar sempre de olho para que não haja acidentes e se houver uma emergência, estar preparado com conhecimentos de pronto-socorro.

 

  • MANTER O AMBIENTE LIMPO E ORGANIZADO

Podemos contar que o idoso nem sempre vai ter energia para cuidar de sua casa, ou seu quarto, se estiver em um hotel ou asilo, então também é função do profissional manter essa limpeza para o bem estar tanto do paciente quando dele mesmo. 

Afinal, aposto que ninguém gosta de trabalhar num local sujo e bagunçado.

 

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM CUIDADOR

TER EMPATIA E RESPEITO

Todos nós sabemos que para lidar com idosos é preciso ter paciência, porque como diz o ditado, eles voltam a ser crianças.

E com isso, eles podem não saber se expressar bem.

CRIAR LAÇOS DE AFETO COM ELES 

Muitos deles se sentem muito sozinhos e nem sempre têm a família tão perto do jeito que gostariam. 

Como o cuidador é a pessoa que vai passar mais tempo com o paciente, é importante criar um relacionamento de amizade e confiança

Para que o idoso se sinta à vontade e confortável na presença do profissional, algo que facilitará seu trabalho.

RECUPERAR O VIGOR DO PACIENTE

Alguns dos idosos são vívidos e animados, mas nem todos. 

Por isso é importante manter ele sempre ativo e feliz, praticando atividades de passeio ao ar livre.

Se possível, conversas com amigos, pedi-lo para contar histórias de sua época e o que a imaginação permitir, sem ser agressivo ao estado de saúde do idoso.

COISAS QUE UM CUIDADOR DE IDOSOS NÃO DEVE FAZER: 

RECEITAR OU INDICAR MEDICAMENTOS 

Se o profissional não ter formação em medicina, ele não deve dar nenhum medicamento sem a prescrição do médico do paciente.

REALIZAR PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS DE ENFERMAGEM

A menos que o cuidador tenha formação na área e permissão para atuar nela, ele não deve fazer nenhum procedimento que requeira conhecimentos específicos.

CUIDAR DA CASA NO GERAL

“Ah, mas no início do texto foi dito para manter o ambiente limpo e organizado”. 

Exatamente, o ambiente em que o idoso se encontra, arrumar a cama e manter o lugar limpo é diferente de faxinar e se encarregar de tarefas domésticas que exigem seu tempo. 

Sua prioridade é cuidar do idoso. Cuidar integralmente de crianças e pets também se exclui da função do profissional.

MERCADO DE TRABALHO

Por ser uma profissão em crescimento, muitos tipos de lugares contratam, sendo por CLT ou MEI. 

Os lugares são instituições de longa permanência como asilos, hotéis, spas, clubes, home care, clínicas, hospitais e até em agências de turismo para a terceira idade.

O cuidador de idosos faz jus ao salário mínimo fixado em lei (Art. 7º, parágrafo único, da Constituição Federal), que hoje está em torno de R$1.170,00 aproximadamente.

ESTÁ INTERESSADA(O) NA PROFISSÃO?

Tem interesse em atuar no auxílio de idosos? O Viva Cetep é a escola ideal para a qualificação de profissionais éticos, responsáveis e altamente capacitados, sendo referência no Curso de Cuidador de Idosos em Curitiba

Conheça mais sobre essa área e o conteúdo do curso!

A escola é referência em Cursos Técnicos e Profissionalizantes em Curitiba, oferece a melhor formação de Cuidador de idosos para você que descobriu seu dom e quer se tornar um profissional da área. 

Entre já em contato e faça sua matrícula!