fbpx
× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 8900-6136
Se preferir, ligue para nós!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail
Cursos profissionalizantes garantem empregabilidade

Cursos profissionalizantes garantem empregabilidade

Os cursos profissionalizantes, prioritariamente, ensinam uma profissão, preparando o aluno para o mercado de trabalho ou para abrir seu próprio negócio. Esse tipo de formação é ideal para quem precisa trabalhar, mas não pode ou não quer esperar até concluir o ensino superior para conseguir um emprego.

Precisa ter ensino médio para entrar em cursos profissionalizantes?

Não. As opções de capacitação profissional são muitas, com cursos que exigem apenas ensino fundamental incompleto (até o 5o ano) ensino fundamental completo, ensino médio incompleto e ensino médio completo. Normalmente, as escolas pedem que o candidato tenha pelo menos 16 anos para cursar o ensino profissionalizante (alguns cursos exigem idade mínima de 18 anos).

Quanto tempo dura um curso profissionalizante?

Os cursos profissionalizantes são de curta duração. Existem cursos de capacitação profissional que duram desde poucas horas até alguns meses.

Quais os tipos de cursos profissionalizantes?

Os cursos profissionalizantes podem ser classificados em dois grupos:

Formação Inicial: ensinam uma profissão, com atividades práticas e os conceitos básicos necessários para entrar no mercado de trabalho.

Aperfeiçoamento: voltada para pessoas que já exercem aquela profissão; incluem atualização, especialização e capacitação para aprimorar ainda mais os conhecimentos e conseguir um salário ou cargo melhor.

Os cursos profissionalizantes respondem a uma necessidade do mercado. Ou seja, estão ligados às áreas mais procuradas pelas empresas. Existem cursos profissionalizantes para todos os setores da economia: indústria, comércio e serviços. Eles capacitam o profissional para trabalhar em hotéis, restaurantes, fábricas de todo tipo (indústria química, automobilística, moveleira, alimentícia etc.), salões de beleza, lojas de varejo e atacado, escritórios e empresas de diversos tipos.