fbpx
× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 9 8900-6136
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail
Curso de Acupuntura

Curso de Acupuntura em Curitiba

Tem interesse em trabalhar como acupunturista no tratamento de doenças? O Viva Cetep é a escola ideal para a qualificação de profissionais éticos, altamente competentes e capacitados, sendo referência em Curso de Acupuntura em Curitiba. Conheça mais sobre essa área e o conteúdo do curso!

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Anatomia palpatória para Acupunturistas;
  • Fundamentos de Medicina Tradicional Chinesa;
  • Trajetos de Canais e Colaterais;
  • Metodologia da Pesquisa Científica;
  • Massoterapia Chinesa – TuiNá;
  • Fitoterapia Chinesa;
  • Moxabustão, Ventosaterapia, Sandria;
  • Pontos Extras;
  • Estudos dos Medianos;
  • Auriculoterapia;
  • Técnicas de Inserção de Agulhas;
  • Acupuntura Estética;
  • Acupuntura Craniana;
  • Quiroacupuntura;
  • Eletroacupuntura.

CARGA HORÁRIA
1200 horas/aula. As aulas são realizadas duas vezes por semana ou aos sábados alternados.
Duração:De 18 a 24 meses.

Consulte disponibilidade de turmas*
Horas Complementares serão realizadas em Estágios na escola ou em empresas conveniadas*

Objetivo do curso

O Curso de Acupuntura em Curitiba capacita os alunos com excelência e ética, e por meio de conhecimentos aprofundados, técnicas variadas e aulas práticas, torná-los diferenciados e preparados para o mercado de trabalho.

Bastante popular no Brasil por proporcionar bem-estar físico e emocional aos pacientes, além de complementar tratamentos médicos e aliviar sintomas, a acupuntura é uma técnica milenar chinesa que utiliza agulhas para ativar centros nervosos e glandulares do corpo, estimulando a função imunológica e melhorando o fluxo sanguíneo.

Mesmo assim, muitos profissionais possuem dúvidas sobre quem pode fazer acupuntura, mesmo querendo realizar essa técnica. Afinal, ela é restrita apenas aos médicos, ou enfermeiros, fisioterapeutas e profissionais de outras áreas também podem trabalhar com essa terapia?

No texto abaixo, explicamos as questões essenciais sobre a acupuntura, desde o seu funcionamento, passando pelos seus benefícios e a indicação de quem pode, realmente, atuar na área. Tudo isso para que você possa escolher a especialização neste segmento.

O que é acupuntura?

Conjunto de técnicas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais, a acupuntura utiliza agulhas muito finas para estimular os meridianos, que são os canais energéticos do corpo. Isso equilibra a energia vital da pessoa, evitando o surgimento de doenças, disfunções e problemas emocionais.

Sendo oferecida no Brasil até mesmo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a acupuntura se tornou extremamente popular no Brasil, sendo um segmento de atuação com boas perspectivas profissionais, tanto no âmbito público quanto no privado, em se tratando do conjunto de práticas integrativas.

Como funciona a técnica?

Para saber quem pode fazer acupuntura, é necessário entender sobre o funcionamento da terapia. Mensagens são enviadas ao cérebro através do estímulo de terminações nervosas da pele e dos tecidos, desencadeando efeitos diferentes no organismo.

Esse processo contribui diretamente para o alívio de dores, além de combater insônia e ansiedade, devolvendo ao corpo o equilíbrio necessário para receber as diversas interferências que ele sofre no dia a dia, sem que isso venha a desencadear problemas de saúde.

Tudo isso acontece por conta da ativação de pontos responsáveis por liberar substâncias químicas (conhecidas como neurotransmissores), entre elas a serotonina. A partir disso, o que ocorre no corpo é um efeito analgésico ou ação anti-inflamatória responsável por propiciar o bem-estar físico e emocional.

A acupuntura possui diversos efeitos conhecidos, como o alívio da enxaqueca. Porém, ela atua diretamente em uma série de doenças e problemas de saúde através do seu tratamento com a prática de agulhas, como:

  • Estresse;
  • Quadros de ansiedade;
  • Gastrite;
  • Dores no aparelho músculo-esquelético;
  • Asma;
  • Insônia;
  • Distúrbios menstruais;
  • Sinusite;
  • Redução de efeitos colaterais de quimioterapias e radioterapias;
  • Paralisia facial.

Quais os benefícios dessa prática?

Nos países ocidentais, a acupuntura disseminou-se como um tratamento alternativo, muito por conta dos seus benefícios, responsáveis por ativar pontos específicos no corpo que proporcionam melhoras para a saúde física e mental.

Abaixo você pode conferir alguns efeitos da terapia chinesa realizada com agulhas:

  • Redução dos quadros de dor, através da produção de endorfina com efeito analgésico no organismo;
  • Mudanças no sistema imunológico, através do estímulo dos canais energéticos, produzindo substâncias que ativam as células de defesa do corpo;
  • Alterações em neurotransmissores, estimulando a produção de substâncias como a serotonina e a noradrenalina, que promovem o bem-estar;
  • Dilatação dos vasos sanguíneos, permitindo um efeito mais eficaz de medicamentos, o que favorece sua circulação pelo organismo;
  • Alterações endócrinas, melhorando a concentração de hormônios como a cortisona, que age contra inflamações.

Quem pode fazer acupuntura?

Por ser uma terapia com excelentes resultados, contando com uma grande procura do público, a acupuntura desperta o interesse de muitos profissionais de saúde, que desejam saber mais sobre a possibilidade de atuar na área. Mas quem está habilitado para trabalhar com essa técnica?

Mesmo sendo considerada uma especialidade da Medicina, a legislação não oferece restrições para profissionais de saúde que desejam atuar na área. Muitos conselhos profissionais, como os de enfermagem, biomedicina, fisioterapia e terapia ocupacional já reconheceram essa prática.

A Resolução 585/2018 do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) reconhece a acupuntura como qualificação profissional dos enfermeiros, assim como o Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), na Resolução 393/2011, e o CFBM (Conselho Federal de Biomedicina), em sua Resolução 292/2018.

Assim sendo, os profissionais da área da saúde que possuírem conhecimento em anatomia e fisiologia, podem atuar nesse setor, a partir de uma especialização. Portanto, aumentam as expectativas de trabalho para enfermeiras, biomédicos, fisioterapeutas, entre outros. 

Locais de atuação

Quem se especializa em acupuntura tem a possibilidade de atuar em locais diversos como hospitais, clínicas médicas, postos de saúde, consultórios particulares e instituições assistenciais. Também podem trabalhar em hotéis, resorts, SPAs e ambientes destinados a oferecer tratamentos alternativos ao público.

Como escolher um curso de qualidade na área?

Se você é profissional da saúde e tem os requisitos para seguir carreira nesse segmento, deve fazer um curso de especialização de qualidade na área, como o Curso de Acupuntura em Curitiba. Dessa maneira você poderá realizar sessões de forma segura, transmitindo confiança aos pacientes e se destacando no mercado de trabalho.

Deve-se procurar uma instituição de ensino de referência, que tenha um curso autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). Dessa maneira, você garante investimento de tempo e dinheiro em uma formação que será reconhecida pelo mercado.

Obter o conhecimento teórico em terapia chinesa e habilidades práticas é essencial para realizar um atendimento de excelência, servindo para atender às suas expectativas e dos seus clientes. Também é importante um conteúdo programático com noções de gestão dos serviços de saúde, ética e responsabilidade profissional e políticas e programas de saúde.

Por ser um curso de especialização que pode ampliar sua atuação no mercado de trabalho, a acupuntura fará você crescer na carreira, tendo em vista que a procura por tratamentos alternativos no Brasil está em constante expansão.

Sobre o Viva Cetep

O Viva Cetep é referência em Cursos Profissionalizantes em Curitiba, formando alunos de alto nível com uma metodologia de ensino dinâmica e diferenciada. Além disso, contamos com uma equipe capacitada em constante desenvolvimento, uma infraestrutura moderna para garantir a satisfação dos nossos alunos, e professores excelentes e experientes no ramo educacional.

Por isso, qualificamos profissionais em diversas áreas com ética e qualidade, como no curso de fotografia, curso de confeitaria, curso de cabeleireiro, curso de massoterapia, curso de barbeiro, curso de informática, curso de cuidador de idosos, curso de tatuagem, curso de instrumentação cirúrgica e curso de operador de empilhadeira.

Matricule-se no Curso de Acupuntura em Curitiba da Viva CETEP

Portanto, se você busca Curso de Acupuntura em Curitiba, conte com a Viva Cetep, pois nossa experiência no ramo educacional forma profissionais íntegros, competentes e preparados para atuar no mercado de trabalho. Sendo assim, entre em contato para matricular-se ou esclarecer dúvidas. Estamos à disposição.

Endereço: R. Tijucas do Sul, 1777 – Sítio Cercado, Curitiba – PR, 81925-060

Telefone: (41) 3328-4936

Whatsapp: (41) 9 8902-5067

Email: [email protected]

Horário de funcionamento: 08:00-22:00 de segunda-feira à sexta-feira
08:00-16:00 no sábado

Acupuntura

Mensalidade: sob consulta.

INFORMAÇÕES
Duração: De 18 a 24 meses
Local: Rua Tijucas do Sul, 10
Bairro: Sítio Cercado – Curitiba – PR

LISTA DE CURSOS

CURSOS RÁPIDOS

DEPOIMENTOS

Amei a Viva Cetep por ser a melhor escola de cursos profissionalizantes de Curitiba. As aulas são interessantes e tenho certeza que abrirão portas para minha vida profissional. Estou feliz em fazer parte dessa escola!

Amanda Karine

Escolhi a Viva Cetep porque precisava muito de um bom curso de informática e tive boas referências de amigos que já estudaram na escola. Procuro sempre me empenhar durante as aulas para que eu possa sempre alcançar o desempenho máximo.

Lauriany Oliveira

A Viva Cetep é uma empresa que me passa segurança, pois além de ter um ensino de qualidade, possui profissionais excelentes e uma estrutura física muito boa. Tenho certeza que com esse curso serei reconhecida em qualquer canto do país.

Joana Silva
Summary
Curso de Acupuntura em Curitiba
Service Type
Curso de Acupuntura em Curitiba
Provider Name
Viva CETEP,
R. Tijucas do Sul, 1777,Sítio Cercado,Curitiba - PR-81925-060,
Telephone No.4133284936
Area
Curitiba
Description
Viva CETEP: Curso de Acupuntura em Curitiba com Preço Justo. Curso Profissionalizante Acupuntura e Auriculoterapia com Certificado pelo Melhor Valor.