fbpx
× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 9 8900-6136
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail
Cuidador de Idosos

Curso de Cuidador de Idosos em Curitiba

Tem interesse em atuar no auxílio de idosos? O Viva Cetep é a escola ideal para a qualificação de profissionais éticos, responsáveis e altamente capacitados, sendo referência em Curso de Cuidador de Idosos em Curitiba. Conheça mais sobre essa área e o conteúdo do curso!

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Alterações Fisiológicas;
  • Direitos e Deveres do Profissional;
  • Doenças comuns na Terceira Idade;
  • Alterações Cognitivas;
  • Cuidados e Biossegurança;
  • Primeiros Socorros;
  • Administração de Medicamentos;
  • Cuidados Paliativos;
  • Necessidades Especiais;
  • Cuidados com a Alimentação;
  • Finitude;
  • Estágio Supervisionado.

CARGA HORÁRIA

180 horas-aula, realizada duas vezes na semana nos períodos manhã, tarde ou noite ou sábados.

Duração: Aproximadamente 6 Meses.

As aulas são ministradas nos seguintes horários:

Manhã: das 09h00 às 12h00   |   Tarde: das 14h00 às 17h00   |   Noite: das 19h00 às 22h00

Processo para realizar matrícula:

Trazer RG, CPF, comprovante de residência, taxa de matrícula, valor do curso ou da primeira parcela.

Objetivo do curso

O Curso de Cuidador de Idosos em Curitiba capacita e prepara os alunos com excelência, ética e profissionalismo, para que eles possam cumprir com competência e zelo todas as funções relativas à assistência e ao cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O que o cuidador de idosos faz?

O Curso de Cuidador de Idosos em Curitiba possui várias atribuições, que podem se alternar de acordo com o estado de saúde e com o estilo de vida do idoso. Para quem deseja iniciar na profissão, existem algumas tarefas essenciais, que devem ser combinadas com a família e com o próprio idoso, como veremos abaixo:

  • Auxílio na higiene pessoal do idoso, dando banho, escovando os dentes e realizando a troca de fraldas;
  • Proporcionar atividades que despertem o bem-estar e alegria do idoso, como caminhar, conversar, realizar trabalhos manuais, tomar sol, entre outras;
  • Aplicar as medicações necessárias, respeitando as dosagens e os horários definidos pelo médico do idoso;
  • Ajuda nas atividades domésticas, inclusive durante o preparo das refeições;
  • Manter o ambiente por onde o idoso transita sempre limpo e organizado, para prevenir acidentes e proporcionar uma melhor qualidade de vida;
  • Prezar pelo conforto, pela boa alimentação, cuidados com a medicação e a manutenção da autonomia do idoso.

Características do profissional

Cada pessoa tem uma maneira específica de envelhecer. Alguns idosos conseguem alcançar a terceira idade demonstrando muita saúde, bom humor e disposição, mas existem outros que apresentam diversas doenças e limitações, o que interfere na relação deles com o mundo.

Assim sendo, para quem deseja seguir na profissão de cuidador de idosos, ter a consciência de que são muitos os desafios impostos pelas condições do trabalho, é um ponto essencial para entender o alcance da sua atuação. O profissional precisa ter diversas características, que possam ajudar a melhorar a qualidade de vida do paciente.

Abaixo, você confere aqueles atributos que são mais importantes no sentido de colaborar para o bem-estar do idoso, e para a construção de uma boa relação entre quem cuida e quem está sendo cuidado. Veja:

Paciência

Uma coisa natural, com o passar dos anos, é que o ser humano venha a apresentar modificações intensas, sejam elas físicas, emocionais ou cognitivas. A ação do tempo faz com que o corpo não seja tão rápido, ágil e flexível quanto na juventude.

Com isso, os reflexos tornam-se mais lentos, a visão acaba sendo modificada e tarefas que antes eram comuns acabam tornando-se um grande desafio. Portanto, o cuidador deve possuir muita paciência, compreendendo as limitações do idoso e auxiliando-o da melhor forma possível.

Empatia

É inevitável: todos nós nos tornaremos idosos algum dia, excetuando aqueles que morrem antes de envelhecer. Logo, é importante entendermos o quão difícil é lidar com os obstáculos impostos pela idade. 

Ter empatia com o idoso será benéfico, pois isso ajudará o cuidador a tratar o idoso da forma como gostaria de ser tratado, em um período de fragilidade. Será uma maneira de oferecer o melhor tratamento possível para garantir a qualidade de vida do paciente.

Sendo seres humanos com sentimentos, anseios e dores, como todos os outros, os idosos precisam de uma melhor compreensão. Esse tipo de atitude servirá para que o trabalho seja realizado com todo o sucesso possível.

Atenção

O cuidador deve ter toda a atenção possível na hora de fornecer ao idoso as medicações corretas, nas doses e horários adequados, cuidando da alimentação, higiene, segurança, conforto e bem-estar.

Ter essa atenção é uma das características essenciais do profissional pois, além de prevenir acidentes e infortúnios, será um elemento a mais para garantir a segurança que o idoso tanto precisa.

Áreas em que o profissional pode atuar

Sendo o profissional responsável por prestar assistência, não apenas aos idosos, mas a toda pessoa que tenha limitações físicas ou mentais, e em situações de vulnerabilidade e risco, o cuidador de idosos pode atuar em diferentes áreas.

Cuidando da alimentação, higiene, administração de remédios e toda e qualquer necessidade dos pacientes, o profissional reúne as características esperadas pelos setores que você pode conferir abaixo:

Saúde

Sendo a área que oferece a maior demanda, a saúde exige que se ofereça uma maior atenção às necessidades físicas e de locomoção do paciente, de modo que o cuidador fica responsável por resolver todas as questões da pessoa em si.

Por conta dos parentes nem sempre possuírem tempo disponível para acompanhar o paciente, o cuidador é quem irá com ele às consultas médicas, além de administrar medicações e agendar os exames necessários.

Esse profissional também pode preparar cardápios balanceados, priorizando a alimentação saudável do idoso, além de ficar responsável por questões de higiene, limpeza e demais tarefas relacionadas a essa área.

Administrativa

Do pagamento de contas ao recebimento de correspondências, passando por compras em mercados e farmácias, o cuidador pode ficar responsável por questões financeiras e administrativas, de modo a facilitar a vida da pessoa mais velha e de seus familiares.

Saúde emocional

Ao incentivar a socialização do idoso, o cuidador assume a autonomia de incentivar a pessoa mais velha a se dedicar a diversos hobbies, para estimular a memória e fomentar a construção de projetos com outras pessoas.

Organização da casa

O cuidador pode cuidar de todos os detalhes que envolvam a agenda residencial do idoso. Essa organização passa pela distribuição de medicações até a organização dos cômodos, prevenindo possíveis quedas ou acidentes.

Outras tarefas que estão inclusas nessa área são a limpeza de roupa, dos utensílios de cozinha e o cuidado e auxílio nas refeições, desde que todas essas questões estejam acertadas entre o profissional e a família do idoso, para que seu trabalho não seja prejudicado.

Sobre o Viva Cetep

O Viva Cetep é referência em Cursos Profissionalizantes em Curitiba, formando alunos de alto nível com uma metodologia de ensino dinâmica e diferenciada. Além disso, contamos com uma equipe capacitada em constante desenvolvimento, uma infraestrutura moderna para garantir a satisfação dos nossos alunos, e professores excelentes e experientes no ramo educacional.

Por isso, qualificamos profissionais em diversas áreas com ética e qualidade, como no curso de fotografia, curso de confeitaria, curso de cabeleireiro, curso de massoterapia, curso de barbeiro, curso de informática, curso de cuidador de idosos, curso de tatuagem, curso de instrumentação cirúrgica e curso de operador de empilhadeira.

Matricule-se no Curso de Cuidador de Idosos em Curitiba da Viva CETEP

Portanto, se você busca Curso de Cuidador de Idosos em Curitiba, conte com a Viva Cetep, pois nossa experiência no ramo educacional forma profissionais íntegros, competentes e preparados para atuar no mercado de trabalho. Sendo assim, entre em contato para matricular-se ou esclarecer dúvidas. Estamos à disposição.

Endereço: R. Tijucas do Sul, 1777 – Sítio Cercado, Curitiba – PR, 81925-060

Telefone: (41) 3328-4936

Whatsapp: (41) 9 8902-5067

Email: contato@vivacetep.com.br

Horário de funcionamento: 08:00-22:00 de segunda-feira à sexta-feira
08:00-16:00 no sábado

Cuidador de Idosos

Mensalidade: sob consulta.

INFORMAÇÕES
Duração: Aproximadamente 6 Meses.
Local: Rua Tijucas do Sul, 10
Bairro: Sítio Cercado – Curitiba – PR

LISTA DE CURSOS

CURSOS RÁPIDOS

DEPOIMENTOS

Amei a Viva Cetep por ser a melhor escola de cursos profissionalizantes de Curitiba. As aulas são interessantes e tenho certeza que abrirão portas para minha vida profissional. Estou feliz em fazer parte dessa escola!

Amanda Karine

Escolhi a Viva Cetep porque precisava muito de um bom curso de informática e tive boas referências de amigos que já estudaram na escola. Procuro sempre me empenhar durante as aulas para que eu possa sempre alcançar o desempenho máximo.

Lauriany Oliveira

A Viva Cetep é uma empresa que me passa segurança, pois além de ter um ensino de qualidade, possui profissionais excelentes e uma estrutura física muito boa. Tenho certeza que com esse curso serei reconhecida em qualquer canto do país.

Joana Silva
Summary
Curso de Cuidador de Idosos em Curitiba
Service Type
Curso de Cuidador de Idosos em Curitiba
Provider Name
Viva CETEP,
R. Tijucas do Sul, 1777,Sítio Cercado,Curitiba - PR-81925-060,
Telephone No.4133284936
Area
Curitiba
Description
Viva CETEP: Curso de Cuidador de Idosos em Curitiba com Preço Justo. Curso Profissionalizante de Cuidador de Idosos com Certificado pelo Melhor Valor.