fbpx
× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 9 8900-6136
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail
Informática no mercado de trabalho

INFORMÁTICA NO MERCADO DE TRABALHO

A informática no trabalho se faz necessária para a maioria das áreas, não só a de TI, é preciso ter pelo menos o conhecimento básico como, por exemplo, o Pacote Office do Windows e agora até no Linux.

Para se trabalhar bem, tem que ter organização. E o que é mais fácil do que uma planilha eletrônica para se administrar todos os planos? 

No mundo atual, os trabalhos são feitos a partir da tecnologia, que ajuda no desenvolvimento e evolução das tarefas.

Ou será que trabalhar diretamente no papel ainda é uma opção?

Então, neste artigo, você conhecerá os principais programas para ingressar no mercado de trabalho.

EXCEL

O Microsoft Excel serve para editar planilhas, criado pela Microsoft para computadores que utilizam o sistema operacional Microsoft Windows, além de computadores Macintosh da Apple Inc. e dispositivos móveis como o Windows Phone, Android ou o iOS. 

Ele então vem com uma interface intuitiva, fórmulas para automatização das planilhas e ferramentas de cálculo (os que já conhecemos) e de construção de tabelas.

Tudo isso somado com um ótimo marketing, tornaram o Excel um dos maiores aplicativos de computador até os dias de hoje. 

Nasceu como o VISICALC, a primeira planilha eletrônica do mercado, feita apenas para passar os dados que antes estavam nos papéis e transformá-los em digital.

Sem intenção de ser bonito e formatado, só para deixar mais prático. Afinal, manter dados em papéis era complicado.

Esse é o principal software pedido nos currículos quando se trata da informática no trabalho, pois atua na administração de dados.

Evolução do excel: Curso profissionalizante de informática em Curitiba
Evolução do excel: Curso profissionalizante de informática em Curitiba

POWERPOINT NA INFORMÁTICA

Microsoft PowerPoint é um programa feito para criar, editar e exibir apresentações gráficas, primeiramente produzido para o sistema operacional Windows e adaptado para a plataforma Mac OS X. 

A versão para Windows também funciona no Linux por conta da camada de compatibilidade Wine. 

Porém existe ainda uma versão mobile para smartphones que rodam o sistema Windows Phone.

Assim como o resto do Pacote Office, ele também foi adaptado para a versão online, onde todos podem acessar gratuitamente. 

Pode ser usado para apresentação de propostas, apresentações escolares e universitárias, ou qualquer outro tipo de apresentação que antes era feita passando papel por papel. 

E hoje é só apertar um botão e tudo funciona, sem ter muito trabalho.

PAINT E NOTEPAD

O aplicativo Microsoft Paint, muito usado pela geração 2000 para criação de desenhos simples e algumas edições não muito avançadas de imagens, que antes vinha instalado no Windows agora se tornou um software opcional. 

Para instalá-lo novamente, caso ele tenha desaparecido, o processo é simples:
Configurações > Apps > Funcionalidades opcionais > encontre o aplicativo para reinstalar.

Assim como Notepad ou WordPad, que serve para fazer anotações e como o próprio nome sugere. 

Ou até mesmo para escrever códigos de programação e rascunhos de bancos de dados, matérias em informática bem avançada, tanto que existem cursos superiores especializados nessas áreas.

DIGITAÇÃO E EDIÇÃO DE CORRESPONDÊNCIA COMERCIAL

Aposto que você já recebeu e-mails promocionais ou informativos de alguma empresa.

Pode parecer uma correspondência normal, mas existe toda uma preparação e estudo de palavras certas, tempos verbais e técnicas de Marketing Digital para produzi-lo.

Para escrever para web, é preciso saber as etapas do funil, como definir uma persona, usar técnicas de copywriting entre outros conhecimentos.

Quem sabe este tipo de escrita também ganha pontos nas avaliações em processos seletivos e quando chega a hora de provar que você conhece informática para trabalhar. 

CURSO DE INFORMÁTICA

No curso da Viva CETEP, além de aprender tudo sobre essa escrita – que por acaso está em alta demanda no mercado de trabalho -, você também poderá aprender sobre os softwares citados acima: Microsoft Excel, Microsoft Power Point, Paint e Notepad. 

Pois cada um deles serão  módulos no curso que a Viva CETEP oferece, para um conhecimento aprimorado sobre cada um deles.

A Viva CETEP é referência em Cursos Profissionalizantes em Curitiba e tem os melhores ensinos sobre o que você tem que saber para entrar no mercado de trabalho e se destacar na hora de concorrer com os demais que já estão preparados.

Entre em contato e faça já a sua matrícula!