fbpx
× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 9 8900-6136
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail
O que é auriculoterapia?

O QUE É AURICULOTERAPIA?

É a técnica de aliviar sintomas ruins por reflexologia aplicando agulhas em meridianos específicos na parte externa da orelha.

Como a auriculoterapia é baseada na acupuntura, vale saber quais são suas origens. 

A acupuntura é uma terapia chinesa, que se baseia na aplicação de agulhas super finas descartáveis, nos pontos do corpo que chamamos de meridianos.

Usada para aumentar a imunidade e auxiliar no tratamento de problemas emocionais, mentais  e físicos, tais como doenças de sinusite, asma, ou dores crônicas e até alergias.

As técnicas desse procedimento baseiam-se na filosofia de que o corpo é energia pura, acumulada em diferentes regiões: os meridianos. 

Se o fluxo de energia estiver em desarmonia com seu ritmo natural, surgem inflamações no corpo, dores físicas e emocionais, problemas no sono, cansaço, fraqueza e vários outros sintomas. 

SOBRE A AURICULOTERAPIA

A parte externa da orelha, lembra um feto, não lembra? Pois é, neste “feto” temos todos os pontos para refletirem o corpo, os meridianos, que se localizam conforme essa representação. 

Pode ser feita aplicando finíssimas agulhas ou sementes de mostarda, o que é uma opção bem menos invasiva.

Os problemas que esta técnica pode tratar é um universo com diversas coisas, das quais falaremos mais abaixo. 

Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.

A formação pode ser através de cursos profissionalizantes e/ou intensivos.

PARA QUE SERVE ESSA TÉCNICA?

O objetivo dessa terapia é restabelecer o equilíbrio do corpo, trazendo um fluxo adequado para a energia desencadeando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.

Lembrando que esse tipo de tratamento deve ser acompanhado por um médico e o profissional que realiza, deve ser muito bem formado.

Também tem a função de descobrir doenças “escondidas”, pela alteração dos pontos durante o tratamento.

BENEFÍCIOS DA TÉCNICA

A técnica é tão eficaz, que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recomendou o uso em postos de saúde para tratamentos de problemas citados aqui.

“As recomendações abaixo de auriculoterapia para condições clínicas comuns na atenção primária à saúde (APS) foram baseadas em evidências científicas.”

  • REDUÇÃO DE PROBLEMAS EMOCIONAIS

Problemas como ansiedade, depressão, estresse, síndrome do pânico podem ser amenizados com a auriculoterapia junto ao acompanhamento psicológico como terapias convencionais.

  • QUALIDADE DO SONO

Por conta da reflexologia, o córtex cerebral é equilibrado e dormir fica melhor em algumas sessões, podendo ter resultados desde a primeira.

Uma vez que os distúrbios durante o sono são causados pela anormalidade como ansiedade, depressão e outros, com a harmonização, o sono volta ao seu normal, de como deve ser para o ser humano.

  • ALÍVIO DE DORES CRÔNICAS

Dores nas costas, lombalgia e cefaléia são facilmente tratadas com auriculoterapia, uma vez que, foi provado cientificamente em estudos que a acupuntura para esses casos resolve mais que placebos.

É importante frisar que, se as dores persistirem, um médico deverá ser consultado.

  • EMAGRECIMENTO

Pontos específicos da orelha que são responsáveis pelo intestino, estômago, retenção de líquidos, ansiedade, estresse, sono ou vontade de comer, por exemplo, são incitados de forma que o organismo aumente a velocidade do seu metabolismo. 

Obviamente deve ser acompanhada de dietas nutricionais, exercícios e até massoterapia, se for possível para que o estímulo reaja em conjunto com as ações para o resultado final.

  • PROBLEMAS COM DROGAS E BEBIDAS

São tratados pontos específicos do cérebro e do corpo para que as vontades cessem, pois os vícios são tanto psicológicos quanto fisiológicos. 

O ponto conhecido como shen men, acalma a mente e o coração com propriedades analgésicas.

Outros pontos também como os da sede, que evita a vontade de colocar algo na boca e ajuda no caso do tabagismo e alcoolismo.

MERCADO DE TRABALHO

Atualmente é muito requerido nos setores privado e público, e a demanda é enorme em ambos. 

Sendo no SUS, ou sendo em clínicas, essa profissão só vem crescendo por conta da informação compartilhada na internet sobre essa metodologia. 

O salário varia muito de onde o profissional trabalha, dependendo se o acordo é um salário fixo com a comissão por sessão, se é só o valor por sessão ou se a pessoa trabalha por conta. 

Conforme estudos e depoimentos, a média salarial hoje se encontra em R$2.685,97 com uma carga horária de 33h semanais.

Algumas pessoas vão pelos estudos científicos, e outras vão pelo lado espiritual – a ideia do corpo ser energia e energia ser o que rege o nosso mundo. 

Sendo por qualquer uma delas, a procura é bem grande e sempre há espaço para profissionais nesse meio.

ONDE CURSAR AURICULOTERAPIA

Aqui na Viva CETEP, o curso de auriculoterapia tem 2 semanas, ensinando tudo o que se deve saber antes de entrar nessa profissão, como efeitos terapêuticos, localização dos pontos de reflexo, procedimentos e ainda terá a aula prática supervisionada com modelos voluntários.

Um curso especializado nessa terapia de origem chinesa, que conta com os melhores professores para a melhor formação de profissionais atuantes nessa área, visando proporcionar empregos e ótimos serviços prestados à sociedade.

A Escola Viva – Centro Técnico e Profissionalizante, é referência no mercado de cursos profissionalizantes de Curitiba, trazendo conteúdos relevantes para os futuros atuantes das áreas.

A empresa trabalha com cursos em diversas áreas, tais como administração, arte visual e corporal, automotivo, beleza e estética, gastronomia, industrial, informática e saúde.

Tudo para que você se forme com êxito e trabalhe com o que realmente gosta. Entre já em contato e faça a sua matrícula!