fbpx
× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 9 8900-6136
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail
O que faz um chef de cozinha?

A ideia da maioria das pessoas, é que um Chef de Cozinha só cozinha e isso é um grande equívoco. Além de cozinhar, o Chef tem várias outras responsabilidades.

Elas vão desde a administração de pessoal, junto com uma equipe de departamento pessoal, até a criação e apresentação de pratos próprios.

Para entender melhor, confira abaixo nosso artigo descrevendo as funções de um chef.

Gestão De Pessoal

O chef de cozinha precisa estar atento a todos ao seu redor: o que estão fazendo, o que estão deixando de fazer e o que foi passado para todos eles.

Além disso, saber a função certa de cada um para ter uma delegação eficaz de tarefas para funcionar todo o sistema e ter um bom resultado.

Administração De Estoque

Saber os ingredientes que estão em falta e o que ainda tem em boa quantidade e validade também é função do chef. Ele precisa ter um controle para que não ocorra nenhum incidente na hora de atender os clientes.

Ele tem que estar atento às validades dos produtos, senão pode acontecer de um ingrediente ser usado vencido e fazer um cliente ou mais clientes passarem mal, e não é isso que se espera quando se vai comer em um restaurante.

Criação De Prato

O chef de cozinha tem a autonomia para criar pratos e inventar receitas. Com toda a formação e conhecimento por ele adquirido, ele saberá o que fica melhor com o que.

Ele também pode criar pratos com base em diferentes culturas e até criar um cardápio dessas coleções, que será o próximo assunto.

Cardápio

Como dito anteriormente, o chef tem essa liberdade de criar pratos e, consequentemente, cardápios também. O cardápio será montado de acordo com estudos de harmonização e técnicas estudadas ao longo do curso e práticas durante suas vidas profissionais.

Outras Funções do Chef de Cozinha

Além dessas principais, há funções no cotidiano como elaboração das fichas técnicas, verificação da qualidade e apresentação dos pratos, supervisão das boas práticas de higiene e segurança, por exemplo.

É possível constatar que o chef é uma peça fundamental para o funcionamento da cozinha como um todo. Ele sempre está prestando atenção ao seu redor para que tudo ande como esperado.

Mercado de trabalho

Para se tornar um Chef, primeiramente a pessoa deve estar disposta a começar na lavação de louça e no auxílio dos outros cozinheiros. Assim, é uma forma de adquirir experiência para conduzir corretamente uma cozinha no futuro.

Já sobre o segmento de atuação, geralmente vem à nossa cabeça a cozinha de um restaurante, mas não é só aí que ele pode trabalhar. Existem vários lugares, por exemplo:

  • Confeitarias
  • Empresas de fiscalização sanitária
  • Indústrias
  • Escolas
  • Hospitais
  • Hotéis
  • Empresas que disponibilizam comida aos funcionário
  • Entre outros

Com isso é possível constatar que o mercado para o Chef de Cozinha é bem amplo e ainda precisa de profissionais bem capacitados para preencher esse espaço. 

A média de salário inicial nacional, é de R$1.914 bruto. Esse valor pode alterar conforme a localização do trabalho e o nicho onde o Chef se encontra. 

O Chef também pode optar por se tornar empreendedor e abrir seu próprio negócio, seja ele um restaurante ou uma marca de comida, por exemplo. Esse universo pode ser explorado.

Contudo, existem alguns desafios diários que o Chef encontra na cozinha. Descubra quais são eles e como se preparar para enfrentá-los através do nosso artigo “Desafios de um Chef de Cozinha”.

Como ser um bom Chef de Cozinha

Para ter os conhecimentos certos, é necessário uma formação. Na verdade, um bom profissional nunca para de estudar. Existem as formações superiores em gastronomia e culinária e vários cursos profissionalizantes. 

Entre eles, tem o Curso de Chef de Cozinha em Curitiba, realizado pela Escola Viva Avante com ensinamentos sólidos dados pelos melhores professores, para capacitar profissionais com extrema qualidade.

Mande já uma mensagem pelo WhatsApp para realizar sua matrícula!