fbpx
× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 9 8900-6136
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail
O que faz um cuidador de idosos?

As atividades de um cuidador de idosos não se resumem apenas em técnicas medicinais. Elas vão até a asseguração do bem estar social e mental do paciente.

Geralmente, os cuidadores têm também a formação em enfermagem, medicina ou alguma outra área da saúde para estarem aptos e cientes das medicações exatas para cada caso de idosos cuidados.

Além disso, se preocupar com o bem-estar físico, social e mental, também é uma preocupação atribuída aos melhores cuidadores. Afinal, este profissional é contratado especificamente para isso.

O cuidador de idosos pode ser contratado pela família para atender o paciente na casa dele mesmo, ou ser contratado por asilos e lares para idosos.

FUNÇÕES DO CUIDADOR

Como já foi dito, o cuidador de idosos não possui apenas uma atividade fixa na atuação da profissão. Ele precisa ser pró ativo e maleável para se destacar no mercado de trabalho. Entre suas atribuições, podemos destacar:

Cuidar da higiene pessoal do idoso

Como a maioria dos idosos já estão em uma idade muito avançada, perdem alguns sentidos da coordenação motora e precisam de auxílio.

Por mais que nem todos sejam assim e a minoria deles consiga se virar sozinhos, o cuidador é uma pessoa que tem que estar disposto a realizar a tarefa de higienizar os pacientes.

Se atentar à medicação

É comum que em uma idade mais avançada, seja necessário a administração de medicamentos. Alguns pacientes podem ter perda de memória ou alguns sintomas de outras doenças que podem afetar a parte cognitiva do cérebro.

A dosagem e aplicação dos remédios é uma responsabilidade bem grande, levando em conta que várias vezes, a medicação mantém o paciente são e bem.

Observar os sintomas de saúde

Como já citado, estes pacientes geralmente têm algum problema de saúde, e por já estarem mais velhos, é necessária uma supervisão para que ao menor sinal de um possível problema, as enfermeiras fiquem à postos.

Cuidar do espaço físico onde vive o paciente

A maioria dos idosos precisam de ajuda para organizar e limpar o espaço ao redor deles, já que muitos não mantêm sua vitalidade por muito tempo por conta da saúde. E por mais que haja disposição pela parte do idoso, muitas vezes os cuidadores já são contratados com esta tarefa inclusa.

Por que se tornar um cuidador de idosos?

A profissão de cuidador de idosos está cada vez mais em alta, visto que, segundo estudos do IBGE, até 2050, a população de idosos terá triplicado.

Portanto, hoje esta profissão é uma boa opção para escolher seguir. Sempre terão vagas abertas e pacientes precisando deste profissional.

Como se tornar um cuidador de idosos?

Além da formação já citada no início do artigo, em enfermagem, medicina, farmácia ou qualquer curso na área da saúde, é preciso também ter um curso específico de cuidador de idoso.

Para isso, você pode contar com a Escola Viva Avante de cursos profissionalizantes e técnicos. Aqui você tem a melhor formação de Cuidador de Idosos e aprende técnicas preciosas para a atuação no ramo e se destacar no mercado de trabalho. 

Entre já no mercado: faça sua matrícula no curso através do nosso WhatsApp!