fbpx
× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 9 8900-6136
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail
Quanto tempo dura o curso de instrumentação cirúrgica?

O curso de instrumentação cirúrgica tem como objetivo formar profissionais aptos para auxiliarem os cirurgiões durante os procedimentos médicos.

Ele deve saber passo a passo de cada uma das cirurgias realizadas, pois ele deverá entregar as ferramentas certas nos momentos cronometrados.

Como no centro cirúrgico é indicado que falas sejam curtas ou quase nulas visando manter a antissepsia, é desagradável que o cirurgião fique pedindo os instrumentos.

Por isso o curso é tão importante e tem a duração específica para que todos os conhecimentos sejam repassados de forma correta. A formação tem que ser muito precisa para que não aconteça nenhum erro de negligência.

Conteúdos do curso de instrumentação

Além de ensinar sobre as ferramentas cirúrgicas, as partes “óbvias” de nomes e funções de cada um deles, existem ainda ensinamentos anatômicos e biológicos.

Os conteúdos são dispostos em 10 matérias, mais o estágio supervisionado. Cada um dos assuntos tratados sao de extrema importância. Vamos listá-los:

  • Anatomia e Fisiologia Aplicada;
  • Microbiologia e Infecções Hospitalares;
  • Biossegurança;
  • Primeiros Socorros;
  • Instrumentação Cirúrgica;
  • Especialidades Cirúrgicas;
  • Anestesiologia;
  • Fios e Agulhas;
  • Paramentação Cirúrgica;
  • Equipe Cirúrgica;
  • Estágio Supervisionado.

Cada um dos tópicos traz um conhecimento específico necessário. Por exemplo, a biossegurança é essencial para profissionais que lidarão com instrumentos um tanto quanto perigosos. 

A anatomia também é, senão a mais, uma das mais importantes pontos de conhecimento. Afinal, existem instrumentos para cada tipo de ação dependendo do lugar: tesouras, ferramentas de estancamentos, pinças, etc. 

Para saber quais são os principais instrumentos cirúrgicos, clique aqui.

A matéria de Primeiros Socorros já é outro nível de importância, pois além de conseguir ser útil caso alguém passe mal na sala de cirurgia, também será um conhecimento extremamente conveniente na vida cotidiana, caso aconteça algum incidente perto do aluno: ele saberá socorrer corretamente.

Então é possível constatar a importância de todos os detalhes deste curso. Toda a duração dele vale a pena no final das contas.

Vale contar também que geralmente as pessoas que fazem o curso de instrumentação cirúrgica, geralmente estão cansadas ou entediadas de seus outros cargos. Podem ser eles:

  • Enfermagem
  • Médicos
  • Cirurgiões
  • Anestesiologistas
  • Etc

Mas pode também acontecer o contrário, pois ali na sala de cirurgia e depois na esterilização, experiências são retidas e isso pode enriquecer na vida profissional.

Para saber mais sobre “O que faz um instrumentador cirurgico”, leia nosso blog.

Mercado de trabalho

Todos sabemos que a área da saúde é uma das mais valorizadas, pois é a que salva vidas e merece ser prestigiada. O trabalho do instrumentador cirúrgico é auxiliar o cirurgião principal a fazer os procedimentos acontecerem.

A média salarial de instrumentadores cirúrgicos no Brasil, é de aproximadamente R $2.316,00. Isso pode variar das outras formações do instrumentador, localização do trabalho, reconhecimento do hospital em questão, etc.

Curso de Instrumentação Cirúrgica em Curitiba

O Curso de Instrumentação Cirúrgica em Curitiba, realizado pela Escola Viva Avante, tem a duração de 280 horas-aula, cada uma de 45 minutos. Esse curso dura em média 9 meses, dependendo da disponibilidade do aluno.

O curso pode ser realizado nos períodos da manhã, tarde ou noite, podendo também ser lecionado no sábado. A documentação para realizar a matrícula são as mais tradicionais: RG, CPF e comprovante de residência. 

É tudo pensado para que seja facilitado e você se formar e realizar seu sonho. Faça já sua matrícula pelo WhatsApp!